Wednesday, October 17, 2012

UM EXEMPLO FLAGRANTE DE DESSERVIÇO DA REDE GLOBO EM SERGIPE CONTRA A MALACOFAUNA NATIVA: E AÍ IBAMA???

O link abaixo é o oficial listado no site do G1:
http://globotv.globo.com/tv-sergipe/estacao-agricola/v/confira-as-dicas-para-evitar-e-combater-o-caramujo-gigante/2142320/

Sob o link abaixo está a matéria salva a partir de uma cópia que eu fiz: (http://youtu.be/pyWwPPORg3E)

Ano passado denunciamos uma matéria da mesma emissora, coincidentemente, realizada pela mesma repórter, mostrando como a imprensa mal informada, pode gerar consequências ambientais nefastas.

http://projetocaramujoafricano.blogspot.com.br/2011/10/imprensa-o-maior-inimigo-da-malacofauna.html

Contemporaneamente, a Globo, assessorada por um destacado técnico da EMDAGRO, divulga orientações para o controle do Africano, associando à matéria, a imagem de um espécime nativo e ameaçado.


A espécie incentivada a ser extinta, de acordo com o especialista Ignacio Agudo é, na verdade, um representante da malacofauna nativa "o Orthalicus cf. pulchellus (Spix, 1827), representante da grande Família BULIMULIDAE. De acordo com SIMONE (2006: 157), a dita espécie é nativa da  América do Sul em geral (... Neotropical por tanto !), com registros conhecidos, além do Brasil, nos seguintes países vizinhos: Venezuela, Colômbia, Bolívia e Paraguai."


A denúncia também está postada em: http://noticias-malacologicas-am.webnode.pt/news/new-short-brazilian-malacological-communication-available-/ e também encaminhada ao IBAMA sob o nº de protocolo 12784/2012 no último dia 22/10/2012.



O tratamento dispensado ao caracol africano em todo o país só serviu para criar uma enorme fobia sem fundamento já que, a espécie exótica até o momento, não causou uma única doença no Brasil.  

Os caracóis do gênero Biomphalaria, nativos e hospedeiros intermediários do parasita Schistosoma mansoni, por exemplo, levam a morte centenas de pessoas no país todos os anos e pouco ou nada assistimos sobre isso nos Meios de Comunicação. Talvez porque escrever sobre um tema batido não renda ibope para a TV nem para alguns cientistas.

A malacofobia gerada por diversas matérias em todo o Brasil, entre elas esta, levada ao ar pela Globo Sergipe, vem causando enormes prejuízos as espécies nativas, muitas delas  ameaçadas de extinção.


Tentando minimizar esse prejuízo, criando ano passado uma Campanha em prol do aproveitamento racional do Caracol Africano e da preservação dos moluscos nativos brasileiros (ALIANÇA PELA VIDA),  mas é difícil atingir uma boa meta com a imprensa difundido inverdades para milhões de telespectadores. 

Leia as matérias abaixo e entenda melhor o que é verdade e o que é imaginação: 

1.www.smtpilimitado.com/kennel/AliancapelaVida.pdf

2 http://noticias-malacologicas-am.webnode.pt/news/contraditorio-e-silencioso-consentimento-/









1 comment:

  1. É disso que temos falado há anos... CARACOL GIGANTE... seja qual for... virou sinônimo de ameaça à saúde... de praga agrícola... de ameaça ambiental... portanto... é visto como um inimigo a combater e a expoliar: o CARACOL AFRICANO pode ser um aliado para combater a subnutrição... ou ser utilizado para alimentação de aves, suinos, peixes, etc. Não permitam que o preconceito de poucos contaminem a bom senso de uma população.

    ReplyDelete